Educação 10 startups de construção civil para ficar de olho

10 startups de construção civil para ficar de olho

-

Startups na Construção Civil – Por Rodrigo Rincón. 

Que a construção civil é um segmento de grande atuação, as pessoas já sabem. Agora, você sabia que a tecnologia, e mais do que isso, a inovação está presente nesse setor?

Isso mesmo! No artigo de hoje vamos explorar quais são as startups que estão moldando o futuro da área. Mas, antes de irmos direto ao ponto, que tal saber um pouco sobre como funciona uma empresa de construção civil?

Como funciona uma empresa de Construção Civil?

Basicamente, a função de uma empresa desse segmento é projetar, executar e gerenciar de maneira eficiente os projetos propostos para as obras, como por exemplo: edifícios, viadutos, estradas, casas, pontes, canais e portos gerais.

Cabe a essas empresas também fazer todas as análises de prazos e custos necessários para o desenvolvimento do projeto. Elas podem atuar tanto no setor de indústrias quanto no de comércios. 

É necessário que as empresas desse segmento estejam registradas junto ao CREA — Conselho Regional de Engenharia e Agronomia — de sua região, sendo assim, é obrigatório que haja um profissional técnico com a habilitação fornecida pelo órgão. 

Para fazer um projeto, essas empresas devem seguir alguns passos, sendo todos fundamentais e importantes para a segurança e realização do serviço de forma mais eficaz. Os passos a serem seguidos são: levantamento topográfico, sondagem de solo, projeto de arquitetura, projeto de estrutura, projeto elétrico, projeto hidrossanitário e por fim, projeto de segurança. 

Contratar empresas de construção civil traz mais segurança e qualidade ao seu planejamento, isso porque elas trabalham com profissionais especializados que garantem a eficiência nos serviços prestados. Cada empresa dentro desse segmento tem uma atuação específica e cabe a você escolher qual está de acordo com o seu perfil e projeto. 

Construtora, incorporadora ou empreiteira? Você sabia que existem diferenças entre essas três empresas? Pois é! Cada uma possui uma função e definição específicas. Olha só:

Construtora

É uma empresa mais técnica, por assim dizer, ela é quem comanda a execução da mão de obra dos projetos. A compra de máquinas e equipamentos também é responsabilidade dessa empresa. Sua principal função é garantir que o projeto não tenha grandes problemas na estrutura, como por exemplo: rachaduras, irregularidades, infiltrações e imperfeições. Ela também deve garantir que o projeto seja realizado dentro do prazo estipulado.

Incorporadora 

É a empresa que coordena a contratação de uma construtora para que a obra ganhe vida e seja entregue dentro do prazo. Uma incorporadora tem a função de exercer várias atividades diferentes, mas todas voltadas ao mercado imobiliário. Ela estuda a possibilidade de um projeto dar certo ou não, indica como o negócio deve ser (multifamiliar ou misto) e coordena o projeto – que pode ser arquitetônico e construtivo. 

Fora todas essas atividades, uma incorporadora deve também realizar o seu registro em um cartório específico para o registro de imóveis e, assim, obter os documentos necessários para o alvará e licença de comercialização do negócio. 

Empreiteira 

Essa é uma empresa que, como as outras, é prestadora de serviços, mas nesse caso é contratada por uma construtora para a execução de determinadas áreas de um projeto. Como segue as diretrizes já determinadas pela construtora, esse tipo de empresa não necessita de um engenheiro ou arquiteto à frente da execução do serviço.

Não dá para definir qual delas é a melhor, ou mais indicada, tudo depende do seu objetivo. O ideal é que elas trabalhem em conjunto.

10 startups de construção civil para ficar de olho

Agora, vamos falar sobre as grandes startups desse segmento? Cada ano que se passa, surge uma novidade nesse mercado e quando falamos em inovação isso é ainda mais real. A tecnologia veio para ficar e é nisso que as startups abaixo acreditam, dado que cada uma oferece um serviço inovador e que ajuda — e muito — as grandes empresas de construção.

Conheça melhor cada uma delas:

  • Construct App: eleita como uma das mais inovadoras, essa startup tem como objetivo principal unir o canteiro de obras com o escritório. Tanto no aplicativo quanto na web, as empresas podem acompanhar toda a execução de um projeto e mais do que isso, podem fazer em tempo real uma vistoria de qualidade, registros fotográficos, comparar as informações de produtividade dos projetos e também dos funcionários.

  • Buildin: startup considerada um portal educacional. Nele as empresas podem encontrar diversos materiais, atualizados diariamente, com todas as informações desse mercado. Fora os materiais disponíveis, o portal oferece eventos com especialistas de todo o Brasil.

  • Benvenuto: uma imobiliária online que tem como objetivo oferecer uma maneira nova para a compra e venda dos imóveis. Cada venda é personalizada de acordo com o imóvel que foi cadastrado na plataforma. Nela também pode ser indicado o tipo perfeito de comprador. 

  • Viva Decora: é uma startup do site VivaReal, nele você encontra diversas dicas de decoração, reforma, arquitetura e design de interiores.

  • OrçaFascio: essa startup trabalha com um software que elabora de maneira simplificada os orçamentos para as obras. Para as empresas isso facilita muito na hora de planejar os projetos.

  • OFCDesk: mais uma que trabalha com um software com o objetivo de facilitar o dia a dia dos profissionais desse mercado. Eles são especializados em soluções tecnológicas, voltadas para CAD e BIM.

  • NetResíduos: como o próprio nome sugere, o foco principal dessa startup é gerenciar os resíduos na construção civil, simples assim!

  • Contraktor: essa startup oferece para as empresas uma maneira mais ágil de gerir a documentação dos negócios. O sistema oferece tudo o que existe de mais moderno, desde assinatura eletrônica até o monitoramento de contratos. 

  • Indica Obra: um portal voltado para as empresas e profissionais que prestam e buscam serviços de maneira rápida. Nele as empresas encontram os fornecedores e profissionais ideais para cada necessidade. 

  • Habitíssimo: essa é uma startup que conecta clientes e empresas prestadoras de serviços específicos — manutenção, reforma, decoração e até mesmo construção. Os orçamentos são feitos de forma grátis.

A construção civil vem crescendo cada vez mais com a ajuda da inovação e tecnologia, para os profissionais que atuam nesse mercado é essencial estar sempre atento e informado sobre as novidades que chegam a todo momento.

Sobre o autor: Rodrigo Rincón, profissional que atua na área de engenharia civil há 10 anos e hoje usa todo o seu conhecimento para contribuir em blogs e portais. Trazendo a estudantes e profissionais do segmento tópicos como sustentabilidade, gestão, tecnologia e inovação.

Últimas Notícias

Karol Fabreto Lança Livro “Impressione nos Primeiros 90 Dias” no CBTD 2024

São Paulo, 17 de junho de 2024 A renomada mentora de carreira Karol Fabreto anuncia o lançamento de seu primeiro...

Rodrigo GR6 é um dos principais impulsionadores da expansão da Música Urbana

Rodrigo GR6 é um dos principais impulsionadores da expansão cultural e comercial da Música Urbana no continente. O empresário...

Comer macarrão com arroz e feijão, Pizza de Sushi, os piores crimes gastronômicos dos brasileiros

Colocar ketchup na pizza ou chili na moqueca também estão entre os mais votados.Preservar a autenticidade da culinária brasileira...

Promessas do Surf: esses são brasileiros que brilham no ranking mundial júnior

Três brasileiros aparecem no top 10 masculino, com Leo Casal e Heitor Mueller empatados em terceiro. Laura Raupp no...
- Advertisement -

A Crescente Participação dos Técnicos Industriais em Licitações Governamentais Milionárias

Licitações governamentais milionárias são muito comuns no Brasil. Com o governo sendo o maior comprador de serviços do país,...

Franquia de marmitas ultracongeladas, Rap Chef aposta em qualidade e baixo custo para crescer

A Rap Chef, uma rede de franquias de marmitas ultracongeladas, vem ganhando destaque no mercado nacional com uma proposta...

Deve Ler

- Advertisement -

Você pode gostar tambémRELACIONADO
Recomendado