Por Rodrigo Rincón
A arborização urbana permite que você plante árvores na sua cidade para promover mais bem estar às pessoas e proporcionar uma relação mais positiva com a natureza.
Mas apesar de se tratar de plantio, é uma área de atuação que exige certos cuidados e, por isso, deve ser planejada e executada por um profissional habilitado. Só assim, a arborização será de fato eficiente.
Além disso, há regulamentos específicos que devem ser seguidos para que nenhum problema ocorra. Por isso, é importante verificar junto à prefeitura quais são as regras que compõem a prática de arborização do município.
O estudo feito, o planejamento e os conceitos que envolvem essa prática trazem benefícios para a sociedade, como: melhora da qualidade de vida e conservação do ambiente.
Assim, a arborização também é importante para a área de engenharia. Se você quer saber mais sobre esse assunto, então leia este texto até o fim.
A importância da Arborização Urbana
Arborização urbana é toda vegetação que faz parte da paisagem da cidade, sendo o biótipo mais importante do local. Assim, existem técnicas para promover essa prática, como construção de parques, praças e bosques. Também há a arborização de ruas, que são os plantios feitos em vias públicas.
Chamado também de floresta urbana, a plantação de árvores e construções de centros naturais proporcionam vantagens ecológicas e sociais, além de deixarem os centros urbanos mais bonitos e aconchegantes.
Dessa forma, a arborização urbana traz melhorias microclimáticas para as cidades. As folhas das árvores absorvem a radiação solar, fazendo com que sombras surjam e, assim, aumentando ou diminuindo a velocidade dos ventos.
A umidade também é aumentada, o que faz com que o ar da região fique mais fresco e confortável, reduzindo a sensação de calor e temperatura seca. O florestamento ameniza a poluição do local e protege o solo e a fauna urbana.
No aspecto social, vale ressaltar que a urbanização permite um estudo sobre educação ambiental, onde as pessoas poderão observar as diferentes espécies do local, notando a diferença entre o clima e a estética das áreas arborizadas e das áreas construídas.
Além de vantagens ecológicas e sociais, o plantio de árvores e criação de locais arborizados permitem mais cores ao cenário devido às folhas, troncos e flores. O que deixa a região mais bela, cheirosa e com aspectos ambientais interessantes.
Por que a arborização urbana é importante para os engenheiros
Apesar de a arborização ser uma iniciativa para a urbanização, é necessário que um profissional especializado lidere o projeto para conquistar eficiência e qualidade.
Além disso, é preciso um gerenciamento e habilidades que visam o manejo do florestamento urbano, observando o espaço, o tipo de cultivo e outros detalhes que são necessários. Portanto, para que haja um planejamento e uma boa execução, é importante contar com um engenheiro.
Esse profissional será capaz de distribuir a quantidade e a qualidade da arborização que será construída. Também fará as análises do espaço e do solo, escolhendo as espécies mais adequadas para a região e a utilização de tecnologia e ferramentas para o plantio, poda, controle sanitário e outras necessidades.
O engenheiro é habilitado para criar estratégias e controlar a rotina de trabalho dos profissionais envolvidos. Ele fará a análise de prioridades e do volume de recursos e materiais a serem usados.
Cada cidade tem sua regulamentação para que haja a arborização. Sendo assim, é de responsabilidade da gestão pública contratar profissionais qualificados para criar e acompanhar todas as etapas do projeto e da execução.
Mas o engenheiro não se torna apenas responsável pela construção do florestamento urbano, ele também deve garantir a segurança e mobilidade de toda a população, evitando conflitos entre os equipamentos da cidade (fios elétricos, poste de iluminação, vias, calçadas, etc) e a vegetação.
Outro ponto importante está relacionado com as espécies de árvores que podem ser plantadas em um espaço urbano. O engenheiro levará em consideração alguns aspectos importantes na hora de escolher a vegetação apropriada.
É importante verificar o tamanho do espaço e o tamanho da árvore. Em caso de árvore frutífera, também será levado em conta o tipo de fruta e seu tamanho. O clima do município é relevante, pois há algumas espécies que não aguentam temperaturas frias e outras não são adequadas para regiões muito quentes.
As áreas verdes, que são praças, parques e jardins exigem elaboração de estratégias paisagísticas que atendam às exigências do ambiente e da população que vive ao redor do local escolhido.
A natureza precisa estar presente em cada vez mais projetos
A arborização urbana traz muitas vantagens para as cidades. Isso porque as árvores proporcionam uma melhoria significativa na saúde das pessoas, oferecendo mais qualidade de vida e bem estar. Mas para que a prática funcione adequadamente, é preciso contar com os serviços de um especialista, onde a construção respeitará a relação entre a sociedade e a natureza.