Transporte Público no Brasil
Para entendermos melhor a nossa atual mobilidade urbana, faz-se necessário conhecer o passado do transporte público brasileiro.
Sem as evoluções tecnológicas ao longo dos anos, seria impossível compreender a vida nas grandes cidades hoje.
Pensando nisso, criamos este artigo, que conta a história do surgimento e atuação do transporte público no Brasil. Entre os temas, falaremos sobre os modelos de ônibus e bondes usados na época para que as pessoas pudessem se locomover de um ponto a outro da cidade.
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O Transporte Público no Passado
O primeiro transporte público foi idealizado por um matemático francês, Blaise Pascal, em meados de 1662. A princípio, seu sistema foi organizado por carruagens de oito lugares e contava com horários e preços preestabelecidos.
Entretanto, foi o empresário francês Stanislas Baudry que desenvolveu o primeiro serviço público por meio de ônibus puxados a cavalo. A partir disso, a ideia tomou conta de toda a Europa e inúmeros foram seus precursores nas grandes capitais mundiais.
Mas apenas no século XIX, com a invenção de veículos a vapor e motores a combustão, o britânico Sir Goldorthy Gurney construiu o primeiro ônibus motorizado. Já em 1900, esses modelos de transporte começaram a tomar uma maior forma para atender o público das metrópoles.
E foi em 1917 que o primeiro ônibus elétrico circulou no Brasil, especificamente na cidade do Rio de Janeiro. A partir dessa data, inúmeras foram as evoluções, desde modelos de ônibus até seus fabricantes, todas essas mudanças visavam o aumento da capacidade devido ao aumento populacional.
Atualmente, contamos com frotas híbridas, que podem ser movidas a diesel, via eletricidade e, até mesmo, a gás. Os inventores agora concentram suas atenções para a criação de novos modelos sustentáveis, visando o melhor para o meio ambiente.
O passado do Transporte Coletivo no Brasil
Como mencionado, apenas em 1917 o primeiro ônibus elétrico foi introduzido no país. Entretanto, já existiam outros modelos de transporte público no Brasil, como os trens e bondes ao longo das cidades.
O bonde sobre tração animal foi o primeiro modelo usado na capital de São Paulo, em meados de 1872, entretanto, sua falta de flexibilidade no trajeto fazia com que o transporte apenas andasse em uma mesma linha de trilhos já que não realizava curvas.
Para criar rotas e atender os desejos da população, foi implementado o bonde elétrico que possibilitou o crescimento do comércio e estabelecimento das indústrias em território brasileiro.
Com uma frota de mais 250 bondes, esse meio de transporte ligava todas as zonas das cidades e até mesmo realizava conexões com os trens. Entretanto, como alguns modelos eram abertos, muitos passageiros circulavam sem pagar passagem.
Entretanto, os motoristas de carros particulares começaram a invadir os trilhos de bondes e causaram manutenções periódicas que atrapalhavam o itinerário do transporte. Para suprir a demanda e expandir a linha de serviços, em 1946, o sistema de trólebus foi implementado e continua em operação até os dias de hoje.
Em 1968, a primeira frota de veículos a diesel chegou ao país e a crescente taxa da população começou a procurar por transportes cada vez maiores. Com isso, surgiram os ônibus articulados e sanfonados, com mais de 27 metros de comprimento.
Os modelos do passado foram cruciais para que chegássemos ao cenário de transporte coletivo que temos hoje. Isso porque, os bondes possibilitaram as primeiras integrações da cidade, caminho hoje desbravado por uma vasta frota de ônibus e linhas de transporte subterrâneo, como o metrô.
Além disso, políticas antigas priorizaram a urbanização de grandes polos comerciais através do incentivo da disponibilidade de um transporte público, seja em pequenos bondes a tração ou grandes ônibus a diesel.
Essas pequenas evoluções abriram caminhos cada vez maiores para diversas oportunidades no país, como foi para o empresário Jacob Barata Filho. Conhecido como o “Rei do ônibus”, ele foi um dos pioneiros na modernização de transportes públicos e institucionalização das entidades de classe no setor de Transportes.
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