Tecnologia Nem toda TV Box é ilegal: saiba como a...

Nem toda TV Box é ilegal: saiba como a Anatel descobre se ela é pirata

-

Presente em milhões de lares brasileiros, a TV Box serve basicamente para transformar qualquer televisão em uma Smart TV, ou seja, dá suporte para conexão à internet. Com ele, a TV normal roda aplicativos, exibe séries, filmes e acessa sites, por exemplo. Esse processo de mudança não tem nada de ilegal. A prática só é considerada pirataria quando possibilita o livre acesso a canais pagos e outros conteúdos restritos por assinaturas, sem que a pessoa pague por elas. A Anatel está colocando um fim nisso.

Para saber se sua TV Box é legalizada, você deve checar se o dispositivo possui a certificação da agência. Ela é obrigatória para todos os equipamentos de telecomunicações vendidos no Brasil. É o caso do SMARTPRO 4K da PROELETRONIC, que atende a todas as exigências, com selo e número do seu Certificado de Homologação. Sem essas informações, a aparelho é considerado pirata.

No aparelho da PROELETRONIC, já vão instalados alguns aplicativos como YouTube, Netflix, Pluto TV, entre outros. Alguns desses aplicativos possibilitam acesso gratuito, porém é necessário que o usuário tenha assinatura dos streamings pagos para ter acesso aos conteúdos das plataformas, do mesmo modo que ocorre ao utilizar uma Smart TV.

Segundo a ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura), 6 milhões de lares possuem acesso pirata à TV por assinatura no Brasil, o que gera um prejuízo anual de R$ 15 bilhões às empresas. Além disso, um estudo da empresa de cibersegurança Akamaia apontou que o Brasil é o quinto país no ranking global de acessos a produtos piratas. De janeiro a setembro de 2021, atingiu o marco de 4,5 bilhões de streamings e downloads não licenciados.

A Anatel já começou a desativar remotamente aparelhos piratas que oferecem acesso gratuito aos canais de TV paga, o famoso gatonet, e streaming. Recentemente, a agência anunciou novas medidas para combater a pirataria de sinal de tv paga e que devem entrar em vigor a partir de 11 de setembro.

Gilberto Gandelman, CEO da PROLETRONIC, reforça a importância de um combater produtos piratas. “A TV Box serve para levar mais conteúdo ao alcance de todos. Produtos que não têm a homologação são usados para prática ilícita e trazem riscos aos consumidores, podendo até mesmo capturar dados armazenados em dispositivos conectados na mesma rede”.

Últimas Notícias

Karol Fabreto Lança Livro “Impressione nos Primeiros 90 Dias” no CBTD 2024

São Paulo, 17 de junho de 2024 A renomada mentora de carreira Karol Fabreto anuncia o lançamento de seu primeiro...

Rodrigo GR6 é um dos principais impulsionadores da expansão da Música Urbana

Rodrigo GR6 é um dos principais impulsionadores da expansão cultural e comercial da Música Urbana no continente. O empresário...

Comer macarrão com arroz e feijão, Pizza de Sushi, os piores crimes gastronômicos dos brasileiros

Colocar ketchup na pizza ou chili na moqueca também estão entre os mais votados.Preservar a autenticidade da culinária brasileira...

Promessas do Surf: esses são brasileiros que brilham no ranking mundial júnior

Três brasileiros aparecem no top 10 masculino, com Leo Casal e Heitor Mueller empatados em terceiro. Laura Raupp no...
- Advertisement -

A Crescente Participação dos Técnicos Industriais em Licitações Governamentais Milionárias

Licitações governamentais milionárias são muito comuns no Brasil. Com o governo sendo o maior comprador de serviços do país,...

Franquia de marmitas ultracongeladas, Rap Chef aposta em qualidade e baixo custo para crescer

A Rap Chef, uma rede de franquias de marmitas ultracongeladas, vem ganhando destaque no mercado nacional com uma proposta...

Deve Ler

- Advertisement -

Você pode gostar tambémRELACIONADO
Recomendado